Guia de estudos para Certificação PMP – parte 4

3, setembro 2012   •   (Não há comentários)   •   Autor: Thiago Dieb

Estou de volta com a série “Guia de estudos para Certificação PMP”. No terceiro post  abordei sobre três áreas de conhecimento, Tempo, Custo e Qualidade.

Em continuação, relacionarei as últimas quatro áreas de conhecimento do PMBOK, Gerenciamento dos Recursos Humanos, Comunicação, Riscos e Aquisições.

Julgo necessário um pouco mais de atenção nas próximas áreas descritas abaixo. A grande maioria dos candidatos pedem a motivação no final dos estudos.

 

Gerenciamento dos Recursos Humanos

Está área de conhecimento inclue processos necessários para gerenciar, liderar e organizar o time do projeto, além de aprimorar o desempenho da equipe com objetivo de melhorar o desempenho do projeto.

9.1 Desenvolver o Plano de Recursos Humanos (Planejamento)

Este processo tem como saída o Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos e definições como: funções, responsabilidade e relações hierárquicas do projeto, atém de descrever as pessoas que deverão participar do projeto.

9.2 Mobilizar Equipe do Projeto (Execução)

Verificação do período de disponibilidade dos recursos e a solicitação dos mesmos. A saída que ganha mais destaque é o calendários de recursos.

9.3 Desenvolver a Equipe do Projeto (Execução)

A fim de aprimorar o desempenho do projeto, este processo foca na melhoraria da competência, interação e o ambiente organizacional, da equipe do projeto.

9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto (Execução)

Para diferenciar do processo anterior, seu objetivo é acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fortalecimento o feedback e a resolução de conflitos.

 

Gerenciamento das Comunicações

Esta é umas das áreas de conhecimento que deve ter uma olhar diferenciado do Gerente de Projeto. Os processos dessa área deve assegurar que as todas as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuidas, recuperadas e organizadas com máxima exatidão. O Gerente do Projeto deve gastar dentre 90% a 95% do seu tempo cuidando da comunicação do projeto, por isso a preocupação com essa área.

10.1 Identificar as Partes Interessadas (Iniciação)

Identificação de todas as pessoas e organizações impactadas pelo projeto e documentar seus interesses, envolvimento e impactos. Gerenciar as expectativas e influência dos stakeholders.

10.2 Planejar as Comunicações (Planejamento)

Sua saída é o Plano de Gerenciamento das Comunicações que determina quando, como e quem vai precisar das informações do projeto.

10.3 Distribuir Informações (Execução)

Analisa os relatórios de desempenho e disponibilizar regurlamente as informações para as Partes Interessadas do projeto de acordo com o Plano de Gerenciamento das Comunicações.

10.4 Gerenciar as Partes Interessadas (Execução)

Gerencia as interações com as Partes Interessadas a fim de solucionar as questões enviadas por eles.

10.5 Reportar Desempenho (Monitoramento e Controle)

Coleta e dissemina informações de desempenho, como relatórios de situação, progresso e de previsões.

 

Gerenciamento dos Riscos

Desmembramos esta área de conhecimento com a identificação, análise e resposta aos riscos dos Projeto. Provocando a maximização dos resultaodos dos eventos positivos e a minimização das consequências dos demais eventos.

11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos (Planejamento)

Define como abordar e planejar os processos de gerenciamento dos riscos. Tendo como saída o Plano de Gerenciamento dos Riscos, no qual inclue:  metodologias, tolerância dos riscos, formato de relatórios, rastreamento, categorias de riscos e demais itens.

11.2 Identificação dos Riscos (Planejamento)

Identifica os riscos que podem afetar o projeto e documenta todas suas características, com objetivo de obter o Registro dos Riscos.

11.3 Realizar a Análise Qualitativa (Planejamento)

É o processo que avalia o impacto e probabilidade dos riscos identificados e determinar a prioridade do tratamento desses riscos. Seu resultado é a atualização dos registros dos riscos.

11.4 Realizar a Análise Quantitativa (Planejamento)

Analisa numericamente a probabilidade de cada risco e suas consequência nos objetivos do Projeto. Assim sua finalidade é avaliar o quanto cada risco vai custar. Novamente ao final deste processo teremos atualização dos registros dos riscos.

11.5 Planejar as Respostas aos Riscos (Planejamento)

Desenvolve opções e determinar ações para ampliar as oportunidades e reduzir as ameaças dos objetivos do projeto. Portanto o processo ainda deve assegurar que os riscos identificados sejam adequadamente tratados.

11.6 Monitorar e Controlar os Riscos (Monitoramento e Controle)

As atividades envolvidas nesse processo são: manter a rastreabilidade dos riscos, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos, assegurar a execução dos planos, avaliar a efetividade na redução dos riscos.

 

Gerenciamento das Aquisições

Esta área contém processos que envolvem atividades de controle e administração das aquisição de serviços, bens ou até resultados externos ao projeto.

12.1 Planejar as Aquisições (Planejamento)

Este processo deve documentar as decisões de compra do projeto e identificar os potenciais fornecedores. Neste processo termos a saídas como: plano de gerenciamento das aquisições, declaração do trabalho, decisões de fazer ou comprar, documentos das aquisições, critérios de seleção e alguns outros.

12.2 Conduzir as Aquisições (Execução)

As características deste processo engloba os itens finais de contratação dos fornecedores, por exemplo: escolha da aquisição, solicitação e recebimento de propostas e adjudicação de um contrato.

12.3 Administrar as Aquisições (Monitoramento e Controle)

Como este processo está no grupo de Monitoramento e Controle, não poderia ser diferente. O objetivo é monitorar as aquisições, verificar o desempenho dos fornecedores, gerenciar as relações de aquisições e efetuar correções caso necessários.

12.4 Encerrar as Aquisições (Encerramento)

Finalização de cada aquisição, verificando se todo o trabalho foi feito conforme combinado e efetuar a aceitação das entregas.

 

A seguir a lista dos mapas mentais de cada área descrita neste post, em programas diferentes:

Recursos Humanos

Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file. Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file.

Comunicação

Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file. Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file.

Riscos

Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file. Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file.

Aquisições

Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file. Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file.

 

Obrigado por acompanhar a série até aqui, aguarde que ainda há mais dois posts da série …