Guia de estudos para Certificação PMP – parte 3

27, agosto 2012   •   (Não há comentários)   •   Autor: Thiago Dieb

Em continuação a série “Guia de Estudos para Certificação PMP”, hoje apresentarei mais três áreas de conhecimento do PMBOK, Tempo, Custos e Qualidade.

Para relembrar, no último post vimos o Gerenciamento da Integração que visa integrar os demais processos das outras áreas de conhecimento, e o Gerenciamento do Escopo que em sua concepção deve garantir que o projeto tenha todo o trabalho necessário para entregar o produto negociado.

Gerenciamento do Tempo

Esta área de conhecimento deve gerenciar o término do projeto no prazo estabelecido em seu planejamento.

6.1 Definir Atividades (Planejamento)

Identificação e documentação das atividades que devem ter como finalidade sempre produzir entregas do projeto. Se faz necessário a linha de base do escopo para executar esse processo, pois assim teremos todo o trabalho que deve ser feito.

6.2 Sequenciar Atividades (Planejamento)

Principal objetivo é identificar e documentar o relacionamento lógico das atividades, assim determinar quais são as sucessoras e predecessoras das atividades, por meio de métodos de diagramação. Neste processo também fazer uso do método Caminho Crítico.

6.3 Estimar Recursos das Atividades (Planejamento)

Estimar os tipos e quantidades de recursos necessários para completar cada atividade, independente do tipo do recursos: pessoas, equipamentos, suprimentos ou matéria-prima.

6.4 Estimar Duração das Atividades (Planejamento)

Avaliar a quantidade necessário de períodos de tempos para implementação de cada atividade, considerando a quantidade de recursos necessários. Existem alguns tipos de estimativas tais como: PERT, CPM e técnica de DELPHI.

6.5 Desenvolver Cronograma (Planejamento)

Nada mais que a criação do cronograma do projeto com base nas análises das sequência das atividades, suas durações, seus recursos e suas restrições.

6.6 Controlar Cronograma (Monitoramento e Controle)

Como o processo faz parte do grupo de processo do Monitoramento e Controle sua finalidade não seria diferente ao de monitorar o andamento do projeto, além do gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma e atualização do progresso do projeto.

Gerenciamento do Custo

Assim como a área de conhecimento anterior, o Gerenciamento do Custo deve gerenciar o término do projeto dentro do orçamento planejado, por meio dos processos de estimar o orçamento e de controlar os custos do projeto.

7.1 Estimar os Custos (Planejamento)

Desenvolvimento da estimativa dos custos dos recursos necessários para implementação das atividades, por meio de métodos de estimativa, como: análogo, paramétrica, bottom-up e de três pontos.

7.2 Determinar o Orçamento (Planejamento)

Este processo tem como produto primário, a linha de base de custos, no qual agregará os dados apresentando-os em uma linha do tempo. Facilitando assim a identificação dos custos mensais de cada pacote de trabalho.

7.3 Controlar os Custos (Monitoramento e Controle)

Sua finalidade é monitorar e controlar o progresso e o gerenciamento das mudanças da linha de base de custos. Reportando medições de desempenho e previsões orçamentarias.

Gerenciamento da Qualidade

A qualidade é  proporcional a complexidade do Produto e Projeto, portanto o gerenciamento da Qualidade garante que o projeto satisfaça as necessidades para os quais foi empreendido.

8.1 Planejar a Qualidade (Planejamento)

Teremos a definição de métricas, métodos e padrões de qualidade que devem ser adotados no Projeto. Identificação de requisitos relevantes para qualidade focando na satisfação.

8.2 Realizar a Garantia da Qualidade (Execução)

Assegurar que o projeto satisfará os padrões de qualidades estabelecidos. Sua ferramenta é baseada em auditoria dos processos de execução. Neste item não verificaremos o resultado do processo do projeto mas sim o processo do projeto.

8.3 Realizar o Controle da Qualidade (Monitoramento e Controle)

Monitora os resultados específicos para determinar se seguem os padrões de qualidade. Ao contrário do processo anterior, este tem objetivo da averiguação do resultado final, resultando em entregas validadas.

A seguir a relação dos mapas mentais divididos em cada área:

Tempo

Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file. Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file.

Custos

Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file. Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file.

Qualidade

Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file. Note: There is a file embedded within this post, please visit this post to download the file.

Espero que aproveitem o material e até o próximo……