Google+, já sabe como usar essa nova rede social ?

4, julho 2011   •   (Não há comentários)   •   Autor: servicos

Semana passada tivemos o lançamento da nova Rede Social do Google chamada de Google+, pronunciada, Google Plus. Pra quem já está utilizando a nova rede social, pode se deparar com novos recursos, alguns bem diferentes em comparação com outras redes sociais. Por esse motivo pretendo listar o que o Google+ nos oferece.

Círculos

Muito fácil de entender, essa funcionalidade foi baseada em falhas encontradas no recurso de grupos do Facebook. Você colocar seus contatos em grupos chamados de Círculos de maneira muito rápida e fácil. Detalhe, os contatos não ficam sabendo em qual grupo você os adicionar, só que foi adicionado.

Stream

Como não poderia faltar a funcionalidade de compartilhamento de conteúdo, é bem parecido com o mural do Facebook. Aqui você pode compartilhar textos, fotos e vídeos. Além disso você pode publicar um conteúdo a um círculo específico e também desativar comentários sobre sua publicação. Outro aspecto bacana sobre esse recurso é a possibilidade de filtrar o Stream dos seus contatos.

Sparks

Esse recurso aparenta ser um teste, pois não mostra grande maneira de sociabilização. O objetivo é você ficar sabendo de novidades sobre alguns assuntos de seu interesse, exemplo: Ciclismo, Receitas Android e Robótica. Pelo visto aparenta se uma assinatura de feed, só isso.

Hangout

Creio que seja o recurso mais bacana do Google+, ele permite fazer videoconferência entre seus contatos, utilizando webcam e microfone.
Ainda pode fazer chamada para uma certo círculo e restringir o compartilhamento de conteúdo. Tem um detalhe, será necessário instalar um plugin em seu computador.





Chat

Nada demais, uma função padrão. Bate-papo com seus contatos, mesmo recurso disponível no Gmail, Orkut e no próprio Facebook.

Notificações

Creio que seja uma cópia do Facebook, mas tem uma diferença, o local, o Google+ colocou a parte de notificações na parte superior direita ao invés da esquerda como é no Facebook.

Fotos

Com certeza não poderia faltar o álbum de fotos. No Google+ o recurso é bem social, quando você acessa o link de fotos em seu perfil ele vai ilustrar as últimas imagens de seus contatos. Também deixei bem destacado o tipo de divisão de fotos em sua lateral esquerda, criando assim um agrupamento como: Fotos de seus círculos, Fotos do seu celular, Fotos com você e Seus álbuns.
A parte de visualização não mudou, a ilustração das imagens são feitas em miniaturas ou em tamanho normal como o do Facebook e Orkut, permitindo comentários.

Os internautas que ainda não estão usufruindo da novidade não precisam se desesperar, os convites para a nova rede social estão sendo distribuídos aos poucos e com certeza chegará sua vez!

Até a próxima.