Cloud Computing chegou pra ficar. Qual serviço você vai escolher ?

22, junho 2011   •   (Não há comentários)   •   Autor: servicos

Semana conturbada mas enfim mais um post. Nesse último final de semana meus familiares me questionaram quais os benefícios e o que é realmente a tecnologia Cloud Computing, em português, Computação em Nuvens.

O conceito e a utilização da tecnologia é muito simples. O problema entorno dela é a escolha por qual ferramenta utilizar. Temos várias e cada uma com um aspecto diferente, algumas vários pontos positivos outras nem tanto, mas todas trazem o conceito de Cloud Computing.

Explicarei sucintamente o conceito, em seguida uma leve comparação entre as ferramentas já existentes.

Mas o que é Cloud Computing ?

É um serviço de armazenamento de dados na internet, ou seja, é como se tivéssemos um pen driver ou um hd virtual, onde poderíamos acessar nossos documentos, fotos, músicas, gráficos, vídeos e etc, em qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo, que tenha conexão via internet. Simples não ?

Pra quem já utiliza e tem um servidor web esse tipo de serviço, parece ser comum, exemplo quando transmitimos arquivos via FTP. Entretanto, o Cloud Computing, viabiliza o acesso aos dados de maneiras mais simples, com o minino de burocracia.

Utilização do serviço

Um aspecto bem relevante das ferramentas mais conhecidas, é a ausência de custos iniciais na utilização do serviço. Em seguida ilustro, por meio de uma tabela, um comparativo das ferramentas com relação as suas características, a forma de acesso pelos dispositivos e se existe alguma plataforma de streaming de mídia (áudio e vídeo).

Cloud Services Compared

Fonte traduzida : http://www.wired.com/gadgetlab/

Observe que existe uma grande diferença entre as ferramentas, algumas disponibizam o acesso a qualquer dispositivo e plataforma, outras especificam o acesso, entretanto contém mais espaço de armazenamento.
É bem complicado decidir, mas a escolha dependerá dos dispositivos e das plataformas que possui. Exemplo, caso possua equipamentos da apple, o iCloud é a melhor alternativa, ela consegue sincronizar seus dados em todos os dispositivos. Para quem tem Android junto ao Windows, as opções como o Amazon Cloud, e o serviço do Google são bem interessantes ou até mesmo o Windows Live. E caso tenha uma misturada de plataformas e dispositivos, você pode adotar o Dropbox, pois é multi-plataforma e ainda pode ser acessado via browser.

Fico por aqui, até a próxima…

Fontes :

http://www.wired.com/gadgetlab/2011/06/cloud-services-compared/